segunda-feira, 7 de julho de 2014



A alegria dos esforços

O momento mais precioso do dia é antes de que o dia ultrapasse você. Torna-se uma ciência preservar este momento para nosso Ser Superior, cultivar o momento em presença. Quando algo urgente surge a partir dos muitos ´eus´, algo "importante", nós devemos fazer um esforço consciente, escolher o presente e colocar o "eu" de lado.

Arjuna disse: "Meu Senhor! A mente é turbulenta ... e como o vento, é extremamente difícil de controlar."
O Senhor Krishna respondeu: "Sem dúvida, O Poderoso! A mente é instável
e extremamente difícil de refrear, mas com prática e renúncia pode ser feito."
Textos hindus, Bhagavad Gita


Fazer esse tipo de esforço tem uma recompensa imediata: um sentido elevado de percepção, um equilíbrio entre a turbulência da mente e a calma no coração; ‘esse lugar sereno interior onde o desejo de estar presente se origina’. No entanto, muitas vezes, o entusiasmo, o zelo de fazer esforços se dissipa.  A vida pressiona  sobre nós, e fazer esforços conscientes torna-se uma amostra que se desvanece como um sonho, em vez do processo se tornar mais real. Quando nós percebemos a necessidade de fazer esforços conscientes, os valorizamos, assim como também valorizamos os momentos de presença que eles produzem. Uma força interior se desenvolve a partir de fazer esforços, como empurrar pesos internamente. Nós encontramos a tenacidade para resistir a mente que vaga, para resistir a agitação da atenção que passa de um assunto para outro. Assim nossa identidade se torna mais simples, mais pura em comparação com os  muitos “eus” como a experiência da realidade. Achamos alegria em fazer esforços. Omar Khayyam nos diz: “Venha! Segure o momento que passa com alegria.”

Os esforços conscientes se tornam mais naturais para nós; percebemos que este é o começo de um novo ser interior. Este é o significado esotérico da força exibida por heróis lendários, um símbolo da certeza e da confiança que se desenvolve a partir do trabalho consciente. Quando conseguimos nos separar por um momento da eternidade, das três dimensões do tempo e do espaço, isso é um esforço heróico, mais real do que percebemos. No final, os esforços consistentes evocam uma resposta de algo superior em nós, uma experiência mais permanente e duradoura do Ser Superior. Há um paralelo entre a oração como um apelo a Deus, e o esforço consciente como um apelo a nosso Ser Superior. Um místico inglês aconselha-nos, sabendo que é um trabalho árduo: “Cave em seu próprio campo para achar esta Pérola da Eternidade que está escondida nele; nenhum esforço é demasiado, nem pode comprá-la por um alto preço; porque ela é tudo; e quando você a encontre, você vai saber que tudo o que vendeu ou deu por ela,  é nada, como uma bolha sobre a água.”
Com esforço total, com um coração sempre disposto,
Eu agi para ti, e a ti grande Deus, eu chamo.
Texto egípcio

Julian B.
Being Present



Nenhum comentário:

Postar um comentário