domingo, 6 de abril de 2014

O Fio Dourado




Ouspensky chamou o sisitema  de 'fragmentos de um ensinamento desconhecido' , e ele entendeu que os livros, as reuniões e apresentações eram uma preparação para uma escola, uma escola do Quarto Caminho que poderia transcender as palavras do sistema em presença sem palavras. Gurdjieff e Ouspensky fiaram um fio dourado, Rodney Collin o teceu em seu tempo, e sua visão possibilitou que uma escola convertesse a teoria em prática, e desenvolvesse métodos práticos para a produção de estados místicos.

Venha, retorne, retorne à raiz do seu Ser.
Rumi

No entanto, enquanto volumes eram escritos sobre o sistema, pouco foi sendo registrado sobre as técnicas para despertar, para estar presente. Isto porque a consciência não pode ser medida como a matéria, de acordo com os sentidos físicos. Nem pode o esforço de estar presente ser ensinado de maneira geral, como um assunto tratado em sala de aula. Assim que você lê ou ouve sobre estar presente e tenta fazê-lo, aprende tudo o que é necessário em um único momento. A escola reúne pessoas que já experimentaram a presença e querem experimentar o estado com mais frequência. E uma escola não é sobre técnicas. Quando a pessoa está acordada, mesmo que por um único segundo, o esforço para penetrar o momento recua e o mergulhador é lançado, e encontra o oceano infinitamente profundo.


"Ao dividir a atenção, o estudante aprende a ter consciência de si mesmo falando com o outro, de si mesmo estando em uma determinada cena, ‘dele mesmo' agindo, sentindo  ou  pensando em relação ao mundo externo."
Rodney Collin, A Teoria da Influência Celestial


Enquanto uma escola re-afirma a necessidade e a oportunidade para a consciência, o trabalho prático é o esforço pessoal de cada estudante e começa com estar presente, no momento. E, à medida que se desenvolve o gosto pela presença, o Terceiro Olho é evocado, e começa a promover seu Trabalho, sugerindo maneiras de introduzir a consciência na vida diária. Começa-se a recuperar o fio dourado.



Isto é  um sonho? Não, mas a ausência dele é sonho,
E se ele falha, o conhecimento e a riqueza da vida são apenas um sonho
E o mundo inteiro é apenas um sonho.
Walt Whitman, Canção do Universal



Julian B.



Nenhum comentário:

Postar um comentário