terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Como agir com todo o coração?





De fato nós somos fragmentados. Faltando unidade, nos falta a vontade para atingir nossas metas. Os muitos eus não se conhecem uns aos outros, e nós nascemos sem um princípio organizador central para nossas vidas.



Agindo com o coração apenas parcialmente não se chega na majestade.
Você partiu em busca de Deus, mas então você continua parando
por longos períodos em lugares mesquinhos.
Rumi



Mas os centros superiores vem a nós e deixam um rastro de um estado mais unificado. Por um momento nós lembramos que os mundos mais elevados existem sempre. Eles nos interpenetram,

mesmo quando nós esquecemos de sua realidade mais grandiosa. A atenção é uma chave. Nos tornamos conscientes de nossa própria atenção, como primeiro passo.



Quando a mente se mantém atenta ao que se está fazendo,
quando se está de todo o coração envolvido,
e quando nada  nos torna desatentos,
 ali é quando se tem conseguido a consciência.
Al-Ghazali





O coração desperta com a atenção consciente prologanda. Quanto mais tempo possamos permanecer despertos, mais aquecido o coração se tornará; quanto mais  prolongada a memória, mais real a lembrança; deste modo o coração se transcende a si próprio.



Se você ama a Deus ´com todo o seu coração, toda a sua mente, com toda a sua força´,
e, lançando-se com sentimento ardente além desde amor, se torna totalmente em chamas,
então Deus é realmente experimentado.
Bernardo de Claraval



Agir com todo o coração na nossa vida espiritual tem muitas dimensões. Nós podemos—com o trabalho—construir um observador e invocar a divisão da atenção a partir dos estados ordinarios em que estamos, mais e mais frequentemente. Esta é uma abordagem que vai de baixo para cima, uma busca pelo Real a partir de um ponto de partida que é relativamente menos real. Aqui nosso trabalho interno é mais ativo: nós fazemos esforços para atrair os estados superiores, e utilizamos técnicas para fazer isso.



O amante nunca se desespera. Para um coração comprometido, tudo é possível.
Rumi



Uma abordagem diferente é liberar conscientemente a nossa própria identidade na face de uma realidade mais elevada. Aqui não nos identificamos com a ausência de estados mais elevados, e não necessitamos de esforços e técnicas para recuperá-los. Em vez disso, colocamos de novo no seu devido lugar a nossa identidade, nosso  "Eu mais Verdadeiro", colocamos ele dentro da realidade mesma de cada momento. Isto pode soar como um atalho, mas na verdade requer um auto-conhecimento e uma longa preparação interna com a ajuda de outras pessoas que conhecem o caminho. Isto envolve a morte de  aquilo que nos levou até aqui para ser nós mesmos.





Querer nada com todo o seu coração, para a corrente.
Buda





O que é agir com todo o coração? Talvez seja entregar nosso coração. Render-se aos nossos estados superiores, em vez de tentar alcançar uma presença que deve ser encontrada e conquistada, e encontrada e conquistada de novo a cada momento. Nós podemos simplesmente dar o nosso coração para a Realidade que nos rodeia; um estado mais elevado, mais ativo, que nos procura ativamente para se juntar com ele e realizar o nosso destino.



A prontidão e compromisso de um homem não são suficientes, se ele não

recebe ajuda de cima;
igualmente, a ajuda de cima não tem nenhum benefício para nós
a não ser que também exista compromisso e prontidão da nossa parte.
João Crisóstomo







Rowena L.




Nenhum comentário:

Postar um comentário