sexta-feira, 3 de outubro de 2014

O Senhor da Dança



 O movimento ocorre no tempo, contudo um simples movimento pode tirar a pessoa fora do tempo; uma unidade de membros, mãos e pés em movimento cultivado, uma dança de despertar em uma perfeita quietude que apenas a presença cria


Dance Lalla, somente com o ar.
Cante Lalla, vestindo o céu.
Olhe para este fulgurante dia!
Que roupa poderia ser tão maravilhosa, ou mais sagrada?
Lalla Ded (Lalleshwari)


As escolas cultivam o movimento físico para abrir a porta entre o mundo e o divino, usa a dança ritual, exercita movimentos, e o supremo controle físico da dança artística para promover a consciência através do movimento, e embora esta não seja a única resposta na busca do auto desenvolvimento, é uma das mais práticas. Gurdjieff ensinou o movimento como meio para o despertar, e observou que, ‘o homem pode querer estudar seus movimentos, pode querer observar como ele anda. Mais nunca será bem sucedido por mais que um momento se ele  continua a andar da maneira habitual’.


Sempre que ele levantava-se para rezar, vinha uma raposa
que o fazia posicionar-se frente a si mesmo e que,
imitando seus movimentos, o distraia de sua oração.
As Mil e Uma Noites


Suas observações dão a você iniciativa; percebe que a maioria dos movimentos não tem nenhum objetivo particular, por exemplo, expressões faciais e gestos com as mãos durante uma conversa. Para cada palavra existe um gesto, para cada pensamento um movimento, automaticamente expresso sem necessidade ou graça. Depois de algum autoestudo, percebe-se um catálogo inteiro de expressões e poses, muitos deles voltados a autoimportância. No entanto, o objetivo não é eliminar os movimentos desnecessários pois isto pareceria antinatural, e chamaria ainda mais a atenção. Não é autonegação que se quer, mas a autoconsciência.

Sua respiração é um relógio sagrado, meu caro - por que não usá-lo para manter o tempo com o nome de Deus? Não deixe que seus preciosos movimentos sejam arruinados.
Hafiz



O objetivo é o movimento consciente, qualquer que seja o movimento. Se você aprova automaticamente com um aceno de cabeça enquanto outra pessoa está falando, então deve refrear o movimento até que eventualmente, tenha controle consciente sobre ele. Através de iniciativas deste tipo, participantes de uma escola usam o movimento como um veículo para a presença. Por fim, o movimento torna-se o servidor dos Centros Superiores, executando um balé vivo no limiar da vida consciente, onde a Amada está dançando o tempo todo.

Julian B.
Being Present 




Nenhum comentário:

Postar um comentário